Coluna Novale: Desmistificando a Indústria 4.0 para Pequenas e Médias Empresas
Por Marcelo Pinto, CEO da PPI-Multitask Empresa residente no Novale HubNos últimos anos, o tema Indústria 4.0 entrou na pauta do setor manufatureiro em todo o mundo. E a promessa de uma produção mais eficiente, flexível e conectada está atraindo cada vez mais a atenção de pequenas e médias empresas (PMEs).
A Indústria 4.0 envolve a integração de tecnologias digitais, como Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial (IA), aos processos de fabricação. Essas inovações promovem uma automação mais inteligente e possibilitam a digitalização de processos manuais, permitindo que as fábricas sejam mais conectadas, eficientes e ágeis. Muitas PMEs hesitam em adotar a Indústria 4.0 devido a percepções equivocadas, que muitas vezes não passam de mitos e que estão sendo desmistificados por soluções inovadoras que simplificam a jornada 4.0.
Existe uma crença comum de que a Indústria 4.0 requer um investimento substancial. Na realidade, o avanço da Internet das Coisas no chão de fábrica vem reduzindo os custos, permitindo que as PMEs comecem focadas em pequenas melhorias e expandam gradualmente. Além disso, novas opções de financiamento com subsídios governamentais, têm tornado a adoção da Indústria 4.0 mais acessível do que nunca.
Muitas PMIs acreditam que a falta de expertise interna em tecnologias digitais impede sua capacidade de adotar a Indústria 4.0. No entanto, o surgimento de plataformas simplificadas e soluções “plug-and-play” permite que as empresas integrem novas tecnologias sem a necessidade de uma profunda expertise técnica. Além disso, serviços de consultoria e parcerias com fornecedores de tecnologia estão cada vez mais acessíveis, oferecendo suporte contínuo e treinamento personalizado.
A transformação digital é frequentemente vista como um processo que enfrentará forte resistência cultural dentro das organizações, especialmente em PMEs. No entanto, a experiência tem mostrado que, quando os benefícios da Indústria 4.0 são claramente comunicados e os funcionários são envolvidos no processo de mudança desde o início, a resistência pode ser significativamente reduzida. Programas de capacitação e melhoria contínua, como o Lean Manuacturing, ajudam a construir uma cultura de inovação e aceitação.
A WEG PPI-Multitask, empresa instalada no Novale Hub, centro de Inovação de Jaraguá do Sul, desenvolveu em parceria com o SENAI o WEG MES Lite, uma solução IoT simples e inovadora, orientada para as pequenas e médias empresas.
Durante o processo de desenvolvimento, o SENAI selecionou 20 PMEs para validação da solução, que começaram a usar o WEG MES Lite para monitorar a produção, refugos, paradas e o OEE de suas máquinas em tempo real. O projeto foi concluído com sucesso em julho deste ano, com a confirmação de que a solução ajuda as PMEs a acelerar a identificação e solução de problemas, aumentar a produtividade global, a qualidade de seus produtos e a satisfação de seus clientes.
Agora a WEG PPI-Multitask expande a comercialização do WEG MES Lite para todo o Brasil, com foco na melhoria contínua, redução de custos e aumento da competitividade da indústria brasileira.
Não deixe de ler